Quais marcas erraram e quais acertaram mudando de logo

Quando uma marca renova o seu logo, raramente os elogios são imediatos.

Os consumidores, acostumados com o antigo visual amigável, reprovam a mudança, por mais positiva que seja.

Entre opiniões de clientes e análises de especialistas em design, nem sempre o novo logo é aprovado ou desaprovado com mais objetividade que subjetividade.

Veja o caso recente do Instagram, que virou piada com seu novo desenho. Para a maioria, a mudança de logo foi um erro.

Será mesmo? Segundo uma pesquisa, muito pelo contrário. A marca acertou em cheio.

Quem errou e quem acertou

A tecnologia de “eye-tracking”, que analisa o quanto determinada imagem chama a atenção e cria estímulo e engajamento do indíviduo, costuma dar boas respostas.

O site Business Insider encomendou uma pesquisa à equipe do app Dragonfly, que faz análise de designs baseando-se no eye-tracking.

O app foi criado pela empresa Black Swan e por pesquisadores da Queen Mary University of London.

O software do app processa como as pessoas enxergam a imagem em cada pixel e analisa orientação, contraste, textura e luminosidade.

O resultado mostra um “mapa visual” ou “mapa de calor”: como aquela imagem chamou a atenção e prendeu o interesse do leitor.

A pesquisa revela um coeficiente final, de 0 a 100. Quanto maior o valor, maior o impacto do logo nos consumidores e, portanto, melhor.

Confira, nas imagens, 9 grandes marcas que mudaram recentemente seus logos e veja quem acabou melhorando ou piorando. 

size_810_16_9_instagram.jpgsize_810_16_9_uber-logo.jpgsize_810_16_9_airbnb-logo.jpgsize_810_16_9_twitter-logo.jpgsize_810_16_9_yahoo-logo.jpgsize_810_16_9_facebook.jpgsize_810_16_9_paypal.jpgsize_810_16_9_foursquare-logo.jpgsize_810_16_9_instagram.jpg

Fonte: Exame

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s