Como vender mais pela internet?

Como vender seu produto ou serviço físico pela internet, de forma consistente, diária e com metas de vendas bem estabelecidas?

Existe um método claro e objetivo, de 3 passos, para que você alcance o cliente certo, com a abordagem certa e encaminhe diretamente para uma página com gatilhos de vendas, cujo objetivo é capturar o cadastro do cliente potencial para que sua equipe de vendas entre em contato e feche a venda para ele.

Se você tem uma empresa física, independente do ramo de atividade, e precisa de vendas diárias para faturar, este conteúdo é para você. Você irá aprender a como vender mais pela internet em 4 passos simples.

Todos os dias me deparo com a mesma situação em todos os clientes que visito pela primeira vez: eles estão frustrados com o resultado que suas campanhas de vendas no Google Adwords ou no Facebook Ads pois acreditam que no seu segmento a internet não funciona para vendas.

Eles possuem milhares de curtidas nas fã pages, centenas de cliques nos anúncios do Google ou Facebook e NENHUMA venda.

Isso mesmo… ZERO Venda! Então patinam nas vendas, não conseguem bater suas metas de crescimento e mergulham no que eu chamo de Ciclo da Frustração.

Quanto mais tempo passa, mais se frustram.

Eu comparo este tipo de pessoa com um apostador de loteria: todos os dias ele vai até a casa lotérica, paga R$ 30,00, faz sua aposta, volta pra empresa e reza. Investir no Google ou Facebook é uma verdadeira aposta.

E só existe uma maneira para deixar de “apostar” na internet para, verdadeiramente, “vender” pela internet. E isso não significa ter uma loja virtual.

Conheça o método de 4 passos para vender seu produto ou serviço físico pela internet:

1) Segmente muito bem seu público.

Já que atualmente todo mundo está conectado e seu cliente possui características específicas, procure filtrar bem o tipo de pessoa que você quer que veja seus anúncios. Ter mais visualizações não significa ter mais vendas, pelo contrário: fará com que sua venda demore para acontecer ou aconteça com custo altíssimo.

O Facebook tem apresentado custos/venda muito atraentes frente ao Google e dentre os mais de 370 clientes que atendo, a maioria migrou do Google para o Facebook por obter resultados muito melhores.

Um exemplo prático é: se você tem uma escola de música, crie segmentações com os tipos de cursos que você oferece: como aprender a tocar violão, como aprender teclado.

Ou ainda melhor, se seu público em geral são adultos, escreva: curso de violão para adultos, curso de teclado para adultos.

Certamente seu anúncio terá menos cliques do que “escola de música” mas certamente os clientes que clicarem e entrarem em contato com você serão mais segmentados.

2) Não envie seu cliente para seu site.

98% das empresas que visito fazem campanhas que enviam as pessoas para a página inicial do seu site. A não ser que seu site foi extremamente bem formatado para vender uma única linha de produtos, enviar o internauta para a página inicial de um site tem cerca de 6 vezes menos impacto do que envia-lo para uma página com um conteúdo idêntico ao anunciado.

Seguindo o mesmo exemplo do 1º passo, ao invés de envia-lo para a página inicial do site da Escola de Música, onde terá a foto da fachada, informações de localização e dos cursos que a escola oferece, o resultado em cadastros de pessoas interessadas no curso será até 6 vezes maior se você envia-lo diretamente a uma página específica sobre o curso de violão, mostrando os benefícios de aprender a tocar violão na sua escola, com depoimentos de alunos e com uma chamada bem evidente pedindo para a pessoa deixar seu nome, email e telefone caso queira saber mais informações sobre o curso ou então ligar para o telefone da empresa. Isso se chama página de captura.

3) Ofereça uma recompensa pelo cadastro.

Ao acessar sua página de captura, além de ver as informações do seu produto ou serviço, ofereça um presente para o visitante da sua página. Este deve ser um momento para encanta-lo e oferecer algo em troca do seu cadastro.

Por exemplo: “Cadastre-se para obter mais informações sobre o curso de violão e ganhe imediatamente uma aula grátis para conhecer nossa escola.”

Em média, isso quase triplica o resultado em cadastros na página de captura dos nossos clientes.

Vale lembrar também que é muito melhor estimular um cadastro do que o uma ligação para você. Ter em mãos os dados do seu cliente potencial para que você ligue para ele é muito melhor do que apenas esperar ele te ligar aleatoriamente.

4) Acompanhe atentamente as métricas de sua campanha.

Ao invés de você se preocupar com o valor do clique em seu anúncio, se atente para outros números muito mais importantes que esse.

Valor investido para cada pedido de orçamento: se você investe R$ 1,00 por clique e precisa de 10 visitas em seu site para obter 1 orçamento, tenha em mente que seu custo/orçamento é de R$ 10,00. Este valor está dentro da sua margem de lucro para o produto? Se não estiver é hora de mudar a campanha.

Valor investido para cada venda efetivada: se o custo/orçamento é de R$ 10,00 e você faz uma venda em média a cada 4 pedidos de orçamento, seu custo/venda é de R$ 40,00. Este valor está dentro da sua margem de lucro para o produto? Se não estiver é hora de mudar a campanha.

Uma campanha bem estruturada na internet, com foco em VENDAS, pode ser feita por qualquer pessoa com conhecimento técnico e boa experiência com vendas na internet. Se você é dono de um negócio e não possui este conhecimento, procure uma empresa que possa fazer isso por você e concentre-se na etapa mais importante do processo: a venda.

 

Procure a agência Blue Lemon para ainda ter mais resultados.

 

Fonte: Andrey Assunção

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