Tendências criativas para 2016

dawn-nature-sunset-people.jpg

O Shutterstock, banco de imagens mundialmente famoso, acaba de lançar o infográfico de Tendências Criativas de 2016, curado com base nos downloads e comportamento dos usuários ao longo de 2015 no que tange pesquisas de imagens, vídeos e músicas. Os insights são surpreendentes!

  • Tendências Globais: os principais termos procurados neste segmento foram Flat Lay, caracterizado como imagens de vários objetos alinhados e fotografados de cima para baixo; Boho, estilo popular nas décadas de 1960 e 1970, com estampas Paisley e franjas;  Geometria Sagrada, composta de formas de design religioso; e Metálico, com destaque para o ouro rosé, além do prata e dourado.

clothes-travel-voyage-backpack.jpg

  • Tendências Locais: O infográfico aponta também trends baseado no crescimento em massa de determinados objetos; No Brasil, a busca por Folhagens disparou em +704%; Na Argentina, Estampas foi o termo em destaque, com crescimento de +429%. Essa sessão apresenta alguns termos curiosos em crescimento, como Bulldog Francês, na Espanha (+439%) e Primatas, no Japão (+1005%).

nature-forest-leaves-ground.jpg

(O aumento das buscas por “Folhagens” no Brasil foi de +704%)

  • Tendências Culturais: Esse segmento reflete os comportamentos dos usuários baseados nas buscas de determinados termos e como estas imagens estão sendo aplicadas em histórias. Nesse sentido, o resultado é uma dicotomia de sentimentos provocados pela modernidade: A habilidade de se conectar e a Vontade de se desconectar.

bench-sea-sunny-man-1.jpg

Nesse contexto, o lado conectado se afirmou pelo aumento das buscas para: Smartwatch (+900%), Multicanal (+407%), Pagamento por dispositivo móvel (+220%), Drones (+181%) e Realidade virtual (+145%).

apple-watch-smartwatch-fashion-wristwatch.jpg

(A busca pelo termo smartwatch aumentou em +900%)

Em contrapartida, o desejo de se manter presente à realidade, à natureza e o culto ao bem estar também foram destaque. O Desejo de viajar teve aumento de representatividade de +197%; O Bem-estar, +169%; A Atenção ao presente, +109%; O mundo Fitness, +106%; e Livros de colorir para adultos, +48%.

20088744308_3a7d1cc30c_b.jpg(O Desejo de viajar foi o comportamento social offline mais buscado, com +197%)

  • Tendências em Design: Nesse segmento, o destaque foi para o Material Design, com aumento das buscas em +909%, seguido de Aquarelas (+234%), Polígonos (+106%) e Florais (+99%).

11.PNG(O Material Design foi a tendência mais buscada no Shutterstock em 2015)

  • Tendências de Vídeo: Nessa categoria, e reafirmando a tendência cultural de estar desconectado, os termos que mais cresceram englobaram os quatro elementos, água, fogo, terra e ar, além da natureza e praia.

Os vídeos com temática de natureza tiveram notável aumento de procura.

Veja o relatório completo AQUI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s