Comunicação em tempos de crise. A oportunidade é toda sua.

Há um movimento natural de retração no consumo quando a mídia e críticos da imprensa falam a respeito de crise na economia. A população impactada com estas informações imediatamente reduz os gastos e o consumo. O medo sobre o futuro, sobre ser afetado por uma eventual crise, ocasiona isso.

Parte dos especialistas garante que um futuro complicado nos espera em breve, outra parte rejeita a afirmação relacionando o momento com outros fatores, excluindo a crise como  justificativa.

Em tempos assim onde a instabilidade é plantada, é natural que o consumo de modo geral seja diminuído, e também é natural que os gestores conservadores cortem os gastos com comunicação.

Que belo tiro no pé. Em um cenário onde uma marca precisa ser ainda mais forte, para que os consumidores escolham gastar com ela, o gestor a tira de campo. Não faz sentido.

É justamente em momentos assim que a comunicação é decisiva. É neste momento que a sua marca deve estar em foco, que ela precisa ser vista, lembrada. É neste momento que ela pode ganhar mercado.  Enquanto a maioria das marcas está retraída, a sua marca vai ganhando espaço. Economizar em comunicação pode trazer um benefício a curto prazo, por outro lado seguir com os investimentos, ou até ampliá-los, pode te fazer ganhar mercado como jamais imaginou. A lógica é simples, enquanto a concorrência se cala, você faz barulho. O mercado consumidor sempre irá existir, ele pode diminuir, mas continuará existindo. É com este dado que você deve trabalhar, com a possibilidade de conquistar esses consumidores, e por conseguinte este retorno longevo.

Há alguns anos as empresas com perfis conservadores se sobressaiam, nos dias atuais vemos que são as empresas inovadoras e ousadas que ganham mercado com lucros astronômicos. Ser gestor vai além de cumprir suas obrigações internas, requer perceber e entender o novo modelo de gestão, a nova lógica na conquista de consumidores e o caminho para o avanço da marca.

São duas visões bastante diferentes, entre aquele empresário do passado e os novos empreendedores. As start-ups estão aí mostrando que arriscar traz ganhos. O empresário de visão não vê a “crise” com medo, vê como oportunidade. Cada real investido vale muito mais em um panorama onde poucos estão se promovendo. O público continua ali, e ele escolherá a marca com quem tiver mais contato, mais relacionamento.
Optar entre investir em comunicação ou não investir, te trará as consequências de ganhar ou perder mercado, de ser sujeito ou protagonista, é você quem decide.

A Bluelemon trabalha com todas as ferramentas de comunicação para você conquistar novamente seus clientes e fideliza-los.
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Fonte: yvy.com.br

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